mail
E-mail
geral@cjovem.pt
call
Telefone
214 266 893
chamada para rede fixa nacional

Terapia de Casal

O propósito da Terapia de Casal é apoiar o casal em momentos de crise ou a ultrapassar desafios, problemas e obstáculos na relação. Aborda também as necessidades do casal, procura soluções de compromisso, analisa hipóteses de reconciliação e os facilitadores de restabelecimento da relação ou converte-se em terapia do divórcio quando o melhor caminho para os elementos do casal seja esse, ajudando a um processo de separação mais ajustado e menos doloroso, minimizando o impacto nos filhos, em caso destes existirem. A Terapia de casal não une nem separa ninguém! O objetivo é ajudar a mediar e facilitar o processo de comunicação, promovendo uma melhor gestão dos eventuais conflitos.

A terapia de casal é um formato de psicoterapia em que os dois elementos do casal são tratados simultaneamente pelo mesmo profissional, geralmente um psicólogo ou um psiquiatra. Habitualmente, nas sessões de terapia participam os dois membros do casal, mas quando necessário, podem ser realizadas sessões individuais;

Ainda assim, o foco não é o sujeito individual, mas sim o casal e a relação. Se necessário o terapeuta de casal pode recomendar terapia individual.

Quando recorrer?

Ao longo da vida, a relação de qualquer casal é afetada por inúmeras mudanças, internas ou externas, sendo a Terapia de Casal indicada para casais que se encontram com dificuldades no relacionamento, nomeadamente, dificuldades que envolvam a comunicação ou o modo como gerem os seus conflitos e que pretendem investir na relação. É fundamental que ambos os elementos do casal reconheçam a necessidade de efetuarem mudanças e que estejam disponíveis para o fazer, assumindo um compromisso.

Em que situações pode ajudar?

  • As mudanças que podem ter um impacto significativo na relação de um casal são, por exemplo:
  • Dificuldades ao nível da comunicação;
  • Desinvestimento no relacionamento conjugal (rotina e desgaste);
  • Dificuldades nos cuidados, na educação e comportamento dos filhos;
  • Crises de casal relacionadas com mudanças no ciclo de vida (perda de emprego nascimento de filhos, ninho vazio, etc.);
  • Relacionamento extraconjugal;
  • Insatisfação conjugal ou sexual;
  • Dificuldades nas famílias reconstruídas;
  • Conflitos familiares.

A terapia de casal pode ter um papel importante no sentido de aprender a gerir o stress, a compreender as emoções e comportamentos individuais e a comunicar de forma eficaz, contribuindo para o fortalecimento da saúde emocional e o bem-estar de cada um, do casal e da família.

Osteopatia

Dr Miguel Paraíso, carteira Profissional: nºC-0031217 Atualmente...

Podologia

A podologia é uma área que trata de todas as alterações do...

Psicologia Clínica

A Psicologia Clínica possui uma área de atuação muito vasta, e...

DIETA3PASSOS

https://www.dieta3passos.pt A DIETA3PASSOS é um programa de...

O que deve saber sobre a cirurgia plástica, reconstrutiva e estética

Mesoterapia - para gordura localizada e celulite; Filers -...

Enfermagem de Reabilitação

Sabia que... A Enfermagem de Reabilitação agora na Clínica Jovem...

Os seus filhos merecem sempre o melhor!

A pediatra especialista do Hospital da Estefânia, Dr.ª Beatriz...